"Crianças gostam de fazer perguntas sobre tudo.
Nem todas as respostas cabem num adulto."
Arnaldo Antunes

CURRÍCULO DOS ARTISTAS


Bruno Cordeiro (DRT 30697/SP) é diretor, ator, músico (Violonista e cantor) e professor de teatro. Formação acadêmica: Graduação em Licenciatura em Artes – Teatro pelo Instituto de Artes da UNESP. Pesquisador de Expressão Vocal e Interpretação. Formação técnica: curso de Introdução ao Método de Ator – CPT (Centro de Pesquisa Teatral), coordenado por Antunes Filho e o curso A Arte de Contar Histórias: Do Livro até as Histórias de Boca, ministrado por Giuliano Tierno. Dirigiu o experimento A Menina Sem Estrela, adaptação do conto homônimo de Nelson Rodrigues, apresentada na Mostra Experimentos TUSP 2008, bem como a direção do espetáculo Cry Baby, de Rebello Alvarenga, com a Cia do Cachimbo, que participou da Mostra de Teatro Universitário TUSP 2011. Como ator participou dos espetáculos Melhor não incomodá-la (I Festival Ibero-americano de Teatro, Espaço Grupo XIX, Espaço Pyndorama, Centro Cultural São Paulo, Teatro Paulo Eiró) e o infantil  Abaixo das Canelas (Teatro Àgora, Centro Cultural São Paulo), com a MiniCia Teatro, direção de Giuliano Tierno. Como contador de histórias tem experiência em festas infantis, Livraria Cultura, Fnac Paulista, Bibliotecas municipais de Diadema, SESC-SP e Livraria da Vila. Atualmente ministra cursos de teatro e violão e se dedica artisticamente à Cia. de Teatro Dois na Mala.


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João Alves (DRT 31683/SP) é diretor, ator, iluminador e professor de teatro. Graduado em Licenciatura em Artes-Teatro pelo Instituto de Artes da UNESP. Pesquisador de Teatro Narrativo. Participou da exposição Proibido não tocar: crianças em contato com Bruno Munari no SESC Pinheiros. Ingressou na Quadrilha de Teatro Notívagos Burlescos em 2004. Trabalhou como assistente de direção em Elevador - porcos não olham para o céu, Direção de Robert Coelho. Em sua formação teve nomes como  Cibele Forjaz, Iluminação, Mário Bolognesi, Treinamento de Circo; José Tonezzi, Preparação de ator para montagem da peça "Ana Rosa"; Alexandre Mate e Grupo Canhoto, Expressionismo- uma radiografia; Luis Carlos Laranjeiras, Teatro da Roda Dança; Bri Fiocca, Interpretação; Julio Pompeu, Dramaturgia; Reginaldo Nascimento, Direção Teatral. Atuou nos seguintes espetáculos: Crônicas de um assassino Crônico e Ana Rosa Quadrilha de Teatro Notívagos Burlescos com a Direção de Robert Coelho; História de amor - teatralização de uma narrativa coordenação de Berenice Raulino; Respira com o Grupo Conexión Latina sob a direção da artista mexicana Carla Bauche, entre outros. Em 2010 fundou junto com Bruno Cordeiro a Cia de Teatro Dois na Mala. Desenvolve projetos de educação em escolas públicas e em institutos culturais, entre eles o SESC-SP, desde 2007. Atualmente atua como coordenador pedagógico do Ponto de Cultura da Quadrilha de Teatro Notívagos Burlescos e é professor do Ateliê de Era Um Vez do Projeto Matéria-Prima do Instituto Eurofarma.

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Danilo Minharro é ator e professor graduado em Licenciatura em Artes – Teatro pelo Instituto de Artes – UNESP.Em sua formação também constam cursos como: Descrição de paisagem, ministrado por José Fernando Azevedo; Oficina de dramaturgia ministrada por José Fernando de Azevedo junto ao Teatro do Motim; Oficina de clown, ministrada por Bárbara Araújo junto ao Teatro do Motim; Oficina Caminhos de um ator narrador, com Cristiano Tomiossi. Como ator fez parte dos seguintes espetáculos: Em 2004 Paulicéia Desvairada,em 2004 e Extravagância, sob a direção de Annie Welter, no projeto ateliê da Casa de Cultura da Penha; projeto Paisagens Românticas do grupo Teatro do Motim, contemplado pelo projeto VAI em 2005; Processo Macário, do grupo Teatro do Motim em 2006; O homem com a câmera imaginária, sob a direção de Paulo Maeda, no IA UNESP em 2007;   Um dia de Ulisses, com o grupo Teatro de Narradores em 2008; Teatro Vivo com a peça Romeu e Julieta, do grupo Duas Casas, na mostra VivoEncena do Teatro Vivo em 2010; Em 2011 fez parte do projeto Vizinhanças, do grupo Forte Casa Teatro, contemplado pela Lei de Fomento ao Teatro da cidade de São Paul e do elenco de Melancia e Côco Verde no FITIJ (Festival Iberoamericano de Teatro Infantil y Juvenil), no teatro Cucara-Macara, República Dominicana. Como educador desenvolveu processos em escolas públicas e em instituições como a Fundação Casa (antiga Febem) ministrando aulas de teatro. Atualmente é educador de teatro na Fundação NUA (Núcleo União das Artes), no bairro de União de Vila Nova e ator e contador de histórias da Cia de Teatro Dois na Mala.



Ravi Landim é instrumentista (violão, guitarra, percussão), professor (violão, guitarra, teoria,história da música e musicalização) e contador de histórias. Graduando em Educação Musical pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP desde 2008.  É Bolsista-Pesquisador do Pibid - Música (Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência) e professor fundador do Cursinho Da Capo. Participou em 2008 do festival Curta Dança do SESI – Sorocaba executando a trilha ao vivo do grupo Gisele Conversível conjuntamente com o compositor Felipe Ribeiro. Em 2009 participou da Orquestra Mó Dramática, banda integrante da montagem Romeu e Julieta, dirigida por Wagner Cintra. Em 2010 atua como percussionista na montagem O Bailado do Deus Morto, sobre texto de Flávio de Carvalho e direção de Kallu Withaker. Integra em 2011 a Cia da Dita, grupo de contação de histórias onde realizou apresentações no Festival de Teatro Universitário de Patos de Minas e no Teatro João Caetano.Trabalha também como violonista convidado do Grupo de Pesquisa em Ritmos e Danças Batakere, e acompanhando cantoras e instrumentistas na noite paulistana. Atualmente trabalha com Cia de Teatro Dois na Mala como contador de histórias e  músico-ator do espetáculo infantil Uma Jornada de João e Maria.



Francisco Wagner (DRT 22.688/SP) é ator formado pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, com especialização no quadro de prática teatral do Master 1, Arts du Spectacle, na Universidade Paul-Valéry Montpellier III – França (2010 – 2011). Integrou o elenco de peças teatrais, como: Colóquio Internacional sobre o Amor (Projeto desenvolvido na França, com o Teatro da Travessia, subsidiado pela Bolsa FUNARTE de Residência Artística - 2010); A Lição, de Eugène Ionesco, direção de Matteo Bonfitto; Galvez - Imperador do Acre, da Cia. Les Commediens Tropicales, direção de Marcio Aurelio; Seis Personagens à Procura de um Ator, baseado na obra de Luigi Pirandello, direção de Marcelo Lazzaratto e Verônica Fabrini, e Terror e Miséria no III Reich, de Bertolt Brecht, direção de Marcelo Lazzaratto, este último considerado um dos melhores espetáculos da Mostra Paralela do Festival de Teatro de Curitiba em 2004. Em 2006, fez parte do elenco das peças Eu era a carne, agora sou a própria navalha, do Núcleo de Pesquisa O Ator Criador, do Grupo XIX de Teatro, e Machadianas, projeto do Teatro Ágora, orientado por Celso Frateschi e Roberto Lage. É um dos atores integrantes do núcleo artístico da MiniCia Teatro, onde atuou em peças como Abaixo das Canelas e Melhor não Incomodá-la, ambas com direção de Giuliano Tierno. Entre seus principais cursos na área estão: Oficina de Interpretação – BR3, ministrada por integrantes do grupo Teatro da Vertigem; assistente de alegoria no Projeto Hércules, dos grupos Parlapatões e Pia Fraus, e Oficina de Técnica Vocal, ministrada por Carlos Simione, ator do grupo LUME. Como teatro-educador, há três anos ministra aulas para crianças e jovens na ONG Ação Comunitária do Brasil; no ano de 2006 ministrou a oficina Estudo de elementos da construção vocal: a concretude da voz, na Oficina Cultural Amácio Mazzaropi, e em 2004 foi docente no Centro Cultural Louis Braille de Campinas – no qual deu aulas de teatro a deficientes visuais.


Heidi Monezzi (DRT 22.777/SP) é atriz formada pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, em 2004. Atuou nos espetáculos Melhor Não Incomodá-la (2007 a 2009) e Abaixo das Canelas (2006 a 2009), baseado no texto de Eva Furnari, ambos dirigidos por Giuliano Tierno; Galvez Imperador do Acre (2004_2005), de Márcio Souza, dirigido por Márcio Aurélio; As Feiticeiras de Salém (2003_2004), de Arthur Miller, e Terror e Miséria no III Reich, de Brecht, ambos dirigidos por Marcelo Lazzaratto; A Lição (2002), de Eugène Ionesco, direção de Matteo Bonfitto. Fez a oficina Voz em Movimento, com Madalena Bernardes. Participou, em 2005 da Oficina Integrada de Interpretação, Teatro Físico e Dança, ministrada pelo grupo de teatro XPTO; Participou de uma oficina de técnica vocal, ministrada por Carlos Simioni, ator do grupo LUME. Fez parte do Núcleo de Direção de Arte do espetáculo Vem Vai – O Caminho dos Mortos direção Cibele Forjaz, com a Cia Livre e ainda assistência de figurino para o espetáculo De pernas pro Ar de Cláudia Raia,. Em cinema atuou no curta-metragem Nossa Paixão, direção de Rui Calvo e Leandro Duarte, que ficou em cartaz no 15° Festival de Cinema Mix Brasil e no curta Cupido, direção Luiz Montes e fez cursos de interpretação para cinema com Crhistian Duurvoort.


Priscila Schmidt (DRT 29003/SP)  é atriz formada pelo Teatro Escola Célia Helena e professora de teatro graduada pelo Instituto de Artes da UNESP. Em sua formação também realizou os seguintes cursos de interpretação voltados para cinema e teatro: Curso de preparação de Atores para Cinema e Curso Livre de Preparação de Atores para Cinema, ambos no  Stúdio Fátima Toledo; A Antropofagia de Oswald de Andrade ministrado por José Celso Martinez   Correa; Canto e Dança para Musical e Interpretação para Tv, ambos na Escola de Atores Wolf Maia; Os Fundamentos do Método Stanislavski ministrado por Valentim Vassilyevitch Teplyakov, decano da Academia Russa de Arte Teatral;  Curso de Interpretação para atores na Oficina de Atores Nilton Travesso. Participou da Cia. Opostos de Teatro de 2005 a 2008 tendo atuado nas peças: Eu, Federico Garcia Lorca, Serei Assassinado Assim que Passarem Cinco, direção de Ruy Cortez ; ‘A’tentados, direção de Ulisses Cohn; A Casa de Bernada Alba, direção de Fernando Nitsch; O Circo do Sr. Martins, direção de Fernando Neves; As Mulheres de Jorge adaptação de textos de Jorge Andrade, direção Ademir Emboava. Em 2008 realizou estágio de assitência de direção com Nelson Baskerville no Teatro Escola Célia-Helena e também participou da esquipe técnica da peça Por que a criança cozinha na polenta, do mesmo diretor. Com o Grupo Ria de Teatro em 2011 atuou em adaptações de clássicos da literatura como: Dom Camurro, Memórias de um Sargento de Milícias, O Cortiço, O Auto da Barca do Inferno, sob a direção de José Paulo Rosa. Desde 2009, ministra aulas de interpretação e análise ativa (sistema Stanislavski) no Teatro Escola Macunaíma.