"Crianças gostam de fazer perguntas sobre tudo.
Nem todas as respostas cabem num adulto."
Arnaldo Antunes

HISTÓRIAS DE MEDO




Projeto que trata à maneira popular clássicos do medo para crianças. Com muita música e bom humor os atores chegam também aos momentos tenebrosos das histórias, trabalhando o medo com as crianças. A Cia de Teatro Dois na Mala entende ser importante na educação estética desenvolver certos temas que muitas vezes são evitados; o medo é um deles. Quando deixamos de tratar de assuntos que são de curiosidade das crianças estamos impedindo o preparo de sua sensibilidade com relação ao mesmo e nada melhor que lidar com um assunto difícil do que através da simbologia, através da arte. Assim há séculos os contos populares refletem, portanto aspectos morais, sociais ou comportamentais das sociedades e tratam de temas que hoje são encarados muitas vezes com moralidades e bloqueios. Medo é coisa da vida... Como o divertimento também! 


Histórias de Medo

O PÉ DE ZIMBRO (conto dos Irmãos Grimm): Um casal queria muito ter um filho, só que quando a criança nasce a mãe acaba morrendo durante o parto e o pai a enterra embaixo de um pé de zimbro. O pai viúvo casa-se novamente e tem uma outra criança com a nova esposa, gananciosa, que irá tramar para que a filha não tenha que dividir a herança com o irmão mais velho.

A MADRINHA MORTE (conto dos Irmãos Grimm)Um homem, muito preocupado com o futuro do filho, saiu pela estrada para arranjar-lhe um bom padrinho. Encontrou Deus e recusou dar como afilhado o menino. Depois encontrou o diabo e também o recusou como padrinho. Então veio a morte e ele entregou o filho para batizar. Tutorado pela morte o jovem transforma-se em um grande médico. Mas ser afilhado da morte tem um preço.

O RAPAZ QUE SAIU DE CASA PARA SABER O QUE ERA TER MEDO (conto dos Irmãos Grimm): Um rapaz que não conhecia o medo, nem mesmo o que era ter um calafrio, parte pelo mundo para tentar entender o que significa ter medo.

RUMPELSTILTSKIN (conto dos Irmãos Grimm): Para impressionar um fazendeiro ambicioso um capiau bastante pobre diz que sua filha é capaz de fiar palha e transformá-la em ouro. Para ter a prova o fazendeiro prende a moça num quarto com palha e uma roca de fiar, e exige que ela transforme a palha em ouro, se ela realizar a mágica casaria com ela caso contrário a mataria.Quando a moça já perdeu todas as esperanças aparece um estranho homenzinho para ajudá-la. 

A MÁSCARA DA MORTE RUBRA (livremente inspirado no conto de Edgar Allan Poe): Uma cidade é abatida por uma epidemia que causa a morte de vários de seus habitantes. O príncipe decide escolher mil pessoas e garantir provisões para que vivam trancados no castelo até que a epidemia se acabe. Para aliviar a tensão no castelo resolvem fazer um baile de máscaras e o príncipe e seus convidados são surpreendidos por uma misteriosa e macabra figura.

JOÃO GRILO E OS TRÊS CABELOS DE OURO DO DIABO (livremente inspirado em conto dos Irmãos Grimm): João Grilo nasce um dia numa pequena vila sertaneja e graças aos eventos misteriosos que rondam o dia de seu nascimentos as pessoas começam a dizer que ele está destinado a casar com a filha do poderoso major Antônio Moraes. O major irá fazer de tudo para que o destino de João  não se cumpra, e para isso até mandará o amarelo para o inferno buscar três fios de cabelo de ouro do Diabo.  

RIPVAN WINKLE (livremente inspirado em conto de Washington Irving): Um fazendeiro chamado Rip Van Winkle que não gostava de trabalhar e vivia no bar um dia, para não ouvir as reclamações da sua esposa, resolveu ir as montanhas, passou lá o dia todo com seu cachorro. Quando pensava em voltar, ele viu um senhor de barbas brancas subindo a montanha carregando um barril. Rip ofereceu ajuda ao homem e subiu com o barril nas costas, até um lugar onde haviam vários outros homens. Todos beberam do barril até tarde e Rip acaba dormindo. Após acordar, Rip procurou o cachorro, porém não o encontrou, desceu a montanha de volta a cidade que encontrará toda transformada.


A MENINA DA FIGUEIRA (Conto popular brasileiro): Uma vizinha aproxima-se da filha de um viúvo dando-lhe pão com mel todos os dias. Com intenção de casar com o pai da menina a vizinha trama uma forma da menina fazer o pedido. Será que depois de casada com o viúvo a bondade continuará para com a enteada?

As Canções
Nas apresentações são usadas ambientações sonoras com canções compostas para as histórias contadas, que são executadas pelos atores, acompanhadas ao violão e utilizando também instrumentos alternativos de percussão, tratando-se de músicas originais e/ou paródias de canções populares de domínio público.



Duração
A apresentação tem duração de 40min, aproximadamente.



Público alvo
Crianças de a partir de 5 anos.

 


(11) 2273-2053/ (11) 99367-6373/ (11) 98703-0199
doisnamala@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário